App BLITZ FM
Hospital Municipal

Secretaria Municipal de Saúde de Afrânio emite nota de esclarecimento sobre interdição ética do CRO-PE

A fiscalização foi realizada em Abril, a Secretaria já adotou as providências em relação aos profissionais responsáveis.

10/05/2019 01h34Atualizado há 2 meses
Por: Wallace Maciel
Foto: Reprodução/CRO-PE
Foto: Reprodução/CRO-PE

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), esteve em Afrânio, no Sertão do São Francisco, em 16 de abril deste ano, onde, após realizar vistoria no serviço odontológico ofertado no Hospital Municipal, interditou eticamente o consultório odontológico do local devido às condições encontradas durante a visita.

De acordo com relatório da fiscal responsável pela ação, CD Fabrícia Soares, "foi informado que o consultório atende a uma demanda de 15 paciente por dia, tendo sido encontrado apenas um jogo clínico contendo espelho bucal, este em condições inadequadas de uso (espelho oxidado); também foi informado que existem mais 5 em condições parecidas, o que caracteriza quantidade e qualidade insuficiente para a demanda atendida, uma vez que este instrumento é fundamental para diagnóstico e tratamento precisos".

Após a constatação das irregularidades no local, houve a interdição ética do consultório a fim de que as irregularidades encontradas sejam sanadas e a população assistida, bem como os profissionais do quadro funcional, possam retornar ao atendimento no local, após a desinterdição ética.

Procurado pelo Canal Blitz, a Secretaria Municipal de Saúde de Afrânio informa que já adotou as providências em relação aos profissionais responsáveis.

"Trata-se de pequenas falhas, que, diga-se de passagem, não só poderiam como DEVERIAM ter sido evitadas pelo setor competente.", a nota ainda destaca que, "O consultório odontológico do PSF de Cachoeira do Roberto, que era um sonho muito antigo da comunidade, está sendo licitado e, muito em breve, será instalado para atendimento daquela comunidade."

Confira a nota na integra:

"A Secretaria Municipal de Saúde de Afrânio, em relação a interdição ética de um consultório pelo Conselho Regional de Odontologia, informa que já adotou as providências em relação aos profissionais responsáveis.

Trata-se de pequenas falhas, que, diga-se de passagem, não só poderiam como DEVERIAM ter sido evitadas pelo setor competente.

No tocante aos problemas apontados pelo CRO, tem-se que:

O forro apresentou problema por conta das chuvas recentes, o que já foi solucionado. A cadeira do dentista já foi substituída. Em relação a cadeira odontológica, já foi convocada a assistência técnica pra fazer os devidos reparos. Os instrumentos que apresentaram oxidação também já foram providenciados.

Em todos os demais consultórios visitados pelo CRO, foi constatado que todos atenderam às exigências do órgão. É importante destacar que a assistência odontológica nunca foi tão ampla em nossa cidade.

Contamos na nossa rede com diversas equipes completas de saúde bucal. Oportuno ressaltar que a unidade móvel odontológica, que encontramos sucateada, foi totalmente recuperada e, nos próximos dias, iniciará os atendimentos.

O consultório odontológico do PSF de Cachoeira do Roberto, que era um sonho muito antigo da comunidade, está sendo licitado e, muito em breve, será instalado para atendimento daquela comunidade.

Por fim, reforça-se o compromisso de cuidar bem do afranienses, cuja saúde vem avançando comprovadamente em todas as áreas, inclusive na saúde bucal."

Com informações do CRO-PE
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
AfrânioAfrânio - PE
Afrânio - PE
Atualizado às 05h56
18°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 18°
18°

Sensação

26 km/h

Vento

77.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas