Saúde

Prefeitura de Petrolina reforça ações preventivas contra DSTs em feiras livres

Na manhã do sábado (23), uma equipe da Secretaria de Saúde visitou a feira livre da Cohab Massangano com o intuito de orientar os feirantes e frequentadores sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) através de panfletagem e distribuição de preservativos.

26/11/2019 19h54
Por: Wallace Maciel
Foto: Divulgação/Ascom/PMP
Foto: Divulgação/Ascom/PMP

A Prefeitura de Petrolina intensificou as ações de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) durante o último final de semana. A iniciativa fez parte da programação em alusão ao ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’, comemorado no dia 1º de dezembro. Na manhã do sábado (23), uma equipe da Secretaria de Saúde visitou a feira livre da Cohab Massangano com o intuito de orientar os feirantes e frequentadores sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) através de panfletagem e distribuição de preservativos.

No domingo (24), as atividades aconteceram na feira livre do bairro João de Deus, durante toda a manhã. O objetivo dessa ação foi conscientizar a população e divulgar estratégias de prevenção. “Estivemos nas feiras para chamar a atenção da população para essa causa tão importante para a saúde pública, que ainda afeta as populações de forma indiscriminada. A forma mais eficaz de se prevenir do vírus da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis é o uso regular de preservativos”, ressalta a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Outras ações

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde continua realizando outras atividades esta semana. Nesta quarta-feira (27), acontecerá uma ronda noturna que terá como público alvo profissionais do sexo e pessoas que vivem em situação de rua em diversos pontos da cidade. Na quinta-feira (28), das 8h às 12h, acontecerá uma ação no semáforo em frente à prefeitura, na Avenida Guararapes, com panfletagem e distribuição de insumos.

Já na sexta-feira (29), das 7h às 16h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rua Joaquim Nabuco, S/N, em frente ao Hospital Dom Malan/Imip, acontecerá o Dia ‘D’. Na ocasião será intensificada a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Doença

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas. A doença não tem cura, mas tem tratamento de controle. A pessoa pode ter o vírus HIV e não saber, por que os sintomas demoram a aparecer. Por isso, se a pessoa passar por alguma situação de risco (sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas, transmissão vertical) recomenda-se fazer o teste.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
PetrolinaPetrolina - PE
Petrolina - PE
Atualizado às 04h10
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 24°
27°

Sensação

19 km/h

Vento

61%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas